Filtros: eles prolongam a vida útil do motor
Um problema sério nos motores dos veículos são os contaminantes: partículas de impurezas que são encontradas em diversos lugares, podendo atingir o combustível, o óleo e o ar utilizados nos motores e somente os filtros são capazes de eliminá-los.
Veja a seguir:
*Os filtros do ar separam e eliminam todas as partículas existentes no ar aspirado pelo motor. Mesmo nas piores condições, com alto índice de poeira, umidade do ar ou alto grau de poluição, sua utilização correta aumenta consideravelmente a vida útil do motor, diminuindo o consumo de combustível.
*Os filtros do combustível o isentam de partículas de impurezas como a ferrugem, os resíduos existentes nos tanques dos veículos e, até mesmo, no próprio combustível.
*Os filtros do óleo separam os resíduos que contaminam o óleo: partículas metálicas que são desprendidas por atrito das peças, óleo carbonizado derivado da combustão do motor e outros.
Agora que você já sabe da importância e função dos filtros, relatamos os cuidados que devem ser tomados ao efetuar as trocas dessas peças:
*Filtro do ar: remova, cuidadosamente, o filtro usado para que não penetre sujeira no interior do coletor de ar.
*Limpe o interior da carcaça com pano úmido e limpo. Nunca use o jato de ar.
*Verifique se a área de vedação está em perfeitas condições.
*Confira o perfeito encaixe da borda de vedação.
*Não provoque o impacto nos filtros, isso comprometerá as estruturas da área de vedação e do meio filtrante (papel).
Importante: os filtros devem ser trocados sempre quando a quilometragem for atingida, conforme manual de manutenção do veículo.
Os filtros do óleo lubrificante são essenciais para que os motores fiquem mais saudáveis. Vamos relatar importantes informações que irão garantir a máxima eficácia desses filtros:
*Verifique a rosca e a área de vedação do dreno do cárter.
*Verifique a qualidade da área de vedação do bloco do motor. Limpe-a com pano e evite as estopas.
*O aperto recomendado para os filtros blindados da linha leve é de 15 a 20 Nm (3/4 a 1 volta).
*Com o mesmo óleo limpo, lubrifique a junta de vedação para realizar uma operação segura (evite outros tipos de lubrificantes).
Como os filtros do combustível requerem os mesmos cuidados na hora de sua manutenção, passaremos as informações importantes para que você obtenha sucesso nas trocas.
*Os filtros dos carros com injeção eletrônica geralmente encontram-se localizados na parte traseira do veículo, próximo ao tanque de combustível. Já os carros com carburador o filtro fica próximo ao motor.
*Solte o engate rápido ou as abraçadeiras com a chave adequada e, em seguida:
solte o filtro do suporte da carroceria do veículo;
retire o filtro já usado;
verifique se as mangueiras estão em condições de uso;
coloque somente o filtro indicado para o veículo, fixando-o, manualmente;
aperte as abraçadeiras ou o engate rápido.
*Dê a partida no motor e verifique se há vazamento. Caso haja, repita a operação.
Observação: no caso do engate rápido, solte-o novamente e verifique a junta de vedação.
Atenção: os filtros de combustível aplicados em carros carburados não podem ser intercambiáveis com os veículos de injeção eletrônica. Ambos têm construções e componentes diferentes e o uso incorreto poderá causar falhas no funcionamento do motor e, até mesmo, risco de incêndio.