Óleo sintético: mais proteção e durabilidade
Os óleos sintéticos não são derivados do petróleo, mas produzidos em laboratório a partir de ensaios em condições críticas. No caso dos semi-sintéticos, a uma base sintética é adicionado o óleo mineral, o que barateia o produto e resulta em qualidade intermediária. Os sintéticos apresentam uma curva de viscosidade praticamente plana, isto é, não ficam nem muito finos nem muito espessos (viscosos) em toda a faixa de operação especificada.
Outra vantagem sensível é a resistência à oxidação, o que permite seu uso por quilometragem muito maior que a dos óleos minerais. É comum rodar três ou quatro vezes mais e trocar o lubrificante ainda em boas condições. De modo geral, 10.000 km é uma boa periodicidade para um óleo mineral e 25.000 a 30.000 km um bom período de uso de um sintético. A Fiat, ao recomendar o semi-sintético Selenia, estabelece 20.000 km.
O contraponto dessa qualidade e durabilidade é o custo bastante elevado do sintético. É importante lembrar, ainda, que ele não desobriga o usuário de trocar o filtro de óleo na quilometragem recomendada pelo fabricante, nem de repor o nível, quando baixo, com lubrificante similar. Misturar óleos comum e sintético não é aconselhavel, pois anula boa parte das propriedades oferecidas pelos aditivos de cada um.
Embora não seja necessário, para assegurar boa durabilidade ao motor, o lubrificante sintético ou semi-sintético não traz problemas, podendo0 ser utilizado em qualquer automóvel. De acordo com a assessoria de imprensa da GM, a marca "indica os lubrificantes nos manuais de proprietário. Qualquer óleo utilizado deve atender os requisitos mínimos ali expressos em classificação API. Se ultrapassá-los, melhor, como ocorre com os óleos sintéticos."
Por sua função detergente mais acentuada, o óleo sintético tende a remover depósitos de carbonização criados pelo uso prolongado de lubrificante mineral (sobretudo os de geração mais antiga, pois este parâmetro vem sofrendo contínua evolução nos óleos mais modernos.)
É interessante substituir o filtro mais cedo na primeira utilização, para evitar sua saturação. Quando o filtro de óleo se satura, abre-se uma válvula que permite a passagem do lubrificante sem filtragem.