***************************************************************************

Bem-vindo ao nosso site

É com grande satisfação que a RODCAR criou esse espaço para você, cliente.

Através do nosso site, você poderá agendar visitas, tirar dúvidas, fazer orçamentos, além de ter acesso a dicas e notícias sobre eventos no setor automotivo e receber ofertas de produtos, serviços e promoções.

Nossa missão é levar a você o melhor em reparos automotivos e peças veiculares, pois nosso objetivo é a sua satisfação.

 

::::::::::::::::::::VENHA PARA A RODCAR::::::::::::::::::::

***************************************************************************

 

RODCAR

CONFIANÇA E CREDIBILIDADE SÓ AQUI!

ATENDEMOS UBERLÂNDIA E REGIÃO

 

 

 

***************************************************************************

COMO SE PORTAR EM CASO DE ALAGAMENTOS PELAS CHUVAS

 

O início do verão não traz somente sol e calor; anuncia também a entrada no período das fortes chuvas. O alerta sobre os riscos de enchentes nas grandes cidades é redobrado e os motoristas se afligem ao menor indício de que o tempo vai fechar.

Relâmpagos e trovões no céu e um monte de carros no chão com passageiros temendo o pior. Sorte de quem nessas horas não circula por pontos de alagamento, porque a água não tem piedade. Pouco a pouco, ou melhor, gota a gota vias vão se enchendo e os automóveis deixam de ser meio de transporte e se transformam em instrumentos de medição do nível do alagamento.

 

O Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) disponibiliza em seu site (www.cesvibrasil.com.br) um comparativo com informações sobre vários modelos de automóveis, que relacionam a facilidade e o custo do reparo, também, em casos de enchente. Abaixo, a organização lista dez dicas para preservar o veículo ao dirigir por áreas alagadas.

1) Caso o motor morra durante a travessia, jamais tente dar a partida, mantenha-o desligado e remova o veículo até uma oficina. Diante da possibilidade de admissão de água, essa prática reduz o risco de danos causados ao motor por um calço hidráulico.
2) Observe a altura do nível de água do trecho alagado, a maioria das montadoras estabelece uma altura máxima para essas travessias, não podendo exceder o centro da roda.

3) É prudente que o veículo, durante o alagamento, seja dirigido em baixa velocidade, mantendo uma rotação maior e constante ao motor, em torno de 2.500 RPM, o que diminui a variação do nível da água e seu respingar junto ao motor, dificultando sua admissão indevida e a contaminação de componentes eletroeletrônicos, melhorando a aderência e a dirigibilidade do veículo.

4) No caso de veículos equipados com transmissão automática, a troca de marchas deve ser feita manualmente, selecionando a posição “1”. Dessa forma, o veículo não desenvolve tanta velocidade, sendo possível imprimir uma rotação maior ao motor. Outra possibilidade é manualmente alternar a troca de marchas entre “N” e “1”, de modo a manter a velocidade do veículo baixa durante o trecho alagado, sem descuidar da rotação do motor, sempre em torno de 2.500 RPM.

5) Alguns veículos automáticos oferecem como opcional o ajuste da tração, conhecido como “WINTER” ou “SNOW”. Embora sua função seja a de conferir maior segurança durante trechos de baixa aderência, como neve ou lama, evitando que o veículo patine graças ao bloqueio do diferencial, também deve ser utilizado durante alagamentos, pois beneficia o controle da velocidade do veículo e da rotação do motor.
6) Mantenha a calma nos casos em que, durante a travessia, sejam constatados sintomas como o aumento de esforço ao esterçar (direção hidráulica), variação na luminosidade das luzes do painel de instrumentos, alertas sonoros, flutuação dos ponteiros, luzes de anomalia da injeção eletrônica, bateria e ABS (se disponível) acesas, aumento do esforço ao acionar os freios e interrupção do funcionamento da tração 4 X 4 (veículos diesel), pois provavelmente todo esse quadro é causado pela perda de aderência entre a correia auxiliar e as respectivas polias da bomba da direção hidráulica, alternador e bomba de vácuo (veículo diesel), sendo, na maioria das vezes, um fato passageiro que não impede a dirigibilidade. Apenas reforce a cautela e mantenha o menor número possível de equipamentos ligados.

7) É recomendado desligar o ar condicionado, reduzindo assim o risco de calço hidráulico. Essa prática impede que alguns componentes joguem água na tomada de ar do motor. Veículos rebaixados e turbinados, na maioria das vezes, apresentam maiores riscos de sofrer calço hidráulico; por isso, é aconselhável manter a originalidade da montadora. Se o veículo estiver nessas condições, redobre a atenção aos procedimentos sugeridos.

8) Para os casos mais sérios de alagamentos, é recomendado preventivamente fazer um check-up, corrigindo, por exemplo, possíveis alterações do sistema de injeção eletrônica, muitas vezes simples e imperceptíveis nessa fase, como maus contatos, mas que posteriormente podem gerar grandes transtornos.

9) Pode haver, entre outros, a contaminação do cânister, do óleo da transmissão, do(s) eixo(s) diferencial(is), no caso de veículos com tração traseira ou mesmo quatro por quatro, o que determina a redução da vida útil dos componentes integrantes desses conjuntos, além de riscos acentuados de falhas na embreagem, suspensão e freios. Para combater os efeitos dessa possibilidade, é recomendável encaminhar-se rapidamente até uma oficina e solicitar a avaliação desses itens.

10) Havendo travessias consecutivas de alagamentos, recomenda-se uma limpeza do sistema de ventilação, pois estará sujeito à contaminação por fungos, microorganismos e bactérias, demandando limpeza de todo o sistema para a utilização segura.

 

RODCAR - NOVIDADES E DICAS PARA SUA SATISFAÇÃO E COMODIDADE

Novidades

Saiba como prolongar a vida de seu pneu

22/03/2011 14:25
Alguns cuidados básicos para seu pneu ir mais longe: *evite dirigir em alta velocidade, pois exige maior esforço da carcaça, provocando superaquecimento e acelerando o desgaste; *fazer curvas em alta velocidade forçam o atrito, causando desgaste excessivo nas laterais da banda de rodagem;...

Vai deixar seu carro parado por muito tempo?

22/03/2011 14:25
  Eis as dicas: desligar os dois cabos da bateria; não desligar os terminais com o motor funcionando; não recarregar a bateria sem desligar os terminais; carregar a bateria com um carregador; respeitar as instruções do fabricante de carregador de baterias; desligar a bateria começando...

Óleo sintético: mais proteção e durabilidade

22/03/2011 14:24
Os óleos sintéticos não são derivados do petróleo, mas produzidos em laboratório a partir de ensaios em condições críticas. No caso dos semi-sintéticos, a uma base sintética é adicionado o óleo mineral, o que barateia o produto e resulta em qualidade intermediária. Os sintéticos apresentam uma...

Como são classificados os óleos lubrificantes? A Altese explica para você

22/03/2011 14:24
Os fabricantes apontam, em seus manuais, a categoria API como aquela exigida pelo motor, que hoje fica entre SF e SG na maioria dos modelos. Empregar um óleo de categoria mais avançada só traz benefícios ao carro e onera pouco os custos de manutenção. Assim, vale a pena utilizar sempre a última...

Verifique sempre o nível do fluido de freio

22/03/2011 14:23
  Como o reservatório é transparente e possui indicações de mínimo e máximo, basta dar uma olhada. Se o nível estiver abaixo da marca mínima, complete com o fluido recomendado pelo fabricante do veículo. Atenção: por possuir propriedades higroscópicas, ou seja, absorver a umidade ambiente,...

Engate: dicas para evitar problemas

22/03/2011 14:22
É fato que a maioria das pessoas que procuram uma oficina para instalar engates em seus veículos, não o fazem por necessidade de utilização da peça. Ou seja, efetivamente, não tem nada que precise ser rebocado ou transortado com o auxílio de uma “carretinha”. A finalidade original do acessório é,...

Hora de trocar o carro: dicas que vão ajudá-lo nessa tarefa

22/03/2011 14:18
• Faça um percurso que permita avaliar a suspensão do veículo, de preferência, passando por lombadas. Para testar a embreagem, tente subidas íngremes. • Pegue uma reta, de preferência uma rua sem muito tráfego, e verifique o alinhamento. Veja se o carro desvia pra um lado quando o volante está...

Substitua corretamente a bateria do seu carro

22/03/2011 14:17
Ao substituir uma bateria siga sempre este procedimento: *desconecte primeiramente o cabo negativo; *remova a corrosão dos terminais antes de instalar a nova bateria; *instale a nova bateria, apertando bem os terminais, sendo sempre o cabo negativo por último. Pronto! Assim, você estará...
<< 1 | 2 | 3 >>